Inovação é chave no mercado de alimentação. E o que finanças tem a ver com isso?

23/11/2023 às 15:07

4 minutos de leitura

Ivan Furlan, CFO da AB Brasil, compartilha insights sobre como a inovação e as finanças estão intrinsecamente ligadas, impulsionando o crescimento e a evolução da empresa.

Por Ivan Furlan – Chief Financial Officer na AB Brasil

Inovação é uma palavra que tem sido usada com frequência no mundo dos negócios. Mas o que realmente significa inovar? E como isso se aplica ao setor financeiro? Como CFO da AB Brasil, acredito que é muito mais do que implementar uma nova tecnologia ou mudar um processo. É sobre fazer as coisas de uma maneira diferente e melhor. Isso se aplica a processos, análises e até mesmo à forma como nos relacionamos com outras áreas e pessoas.

Em um dos setores em que atuamos, a panificação, temos observado um crescimento no valor de mercado, bem como mudanças significativas no comportamento dos consumidores, impulsionadas pela pandemia e suas consequências. No mercado de consumo em geral, temos observado uma demanda simultânea por produtos aparentemente paradoxais, como aqueles que são indulgentes, mas também saudáveis. Essa demanda tem acelerado o processo de pesquisa e desenvolvimento, além de exigir que as organizações adotem modelos de aprendizagem e testes mais ágeis.

A simbiose entre inovação e finanças

Inovação e finanças mantêm uma relação simbiótica. Antes de um produto ser lançado, há um trabalho realizado em parceria com o time financeiro. Isso inclui análise de rentabilidade do produto, custeio, análise de viabilidade e tributação. Além disso, envolve discussões sobre a lógica das escolhas para a materialização da estratégia por meio de uma oferta de valor, exigindo assim grande interação com a área Comercial, com o Marketing, Vendas e Trade Marketing.

Um exemplo disso é o lançamento da nossa nova linha de coberturas para bolos. Após o alinhamento das prioridades, o setor financeiro desempenhou um papel crucial na análise de rentabilidade do produto, provisionamento de vendas e até mesmo na tomada de decisões sobre investimentos.

Os resultados dessa colaboração entre inovação e finanças foram surpreendentes. Obtivemos um crescimento constante na divisão de Food Solutions e Varejo. Em 2021, nossos lançamentos representaram 8% do total de produtos comercializados, em 2022, 7%, e a projeção para 2023 é que esse número alcance 39%.

Inovação como investimento e cultura

Inovar é muitas vezes visto como um investimento financeiro. No entanto, promover e cultivar o pensamento inovador na equipe financeira é uma parte importante da estratégia.

A mentalidade é a parte mais importante. Ao longo da jornada, é válido questionar: “Como podemos fazer isso melhor e mais rápido? Quais os riscos podemos aceitar correr?”. Às vezes, temos restrições externas que nos impedem de implementar algumas mudanças. Mas isso não pode nos trazer nenhum tipo de conformismo. A inquietude é essencial para a inovação.
Na AB Brasil, contamos com a ajuda de um parceiro externo que avaliou nossos processos financeiros e nos forneceu mais de trinta sugestões de melhorias e automatização. Após essa primeira revisão, nossa própria equipe identificou outras  sessenta oportunidades de melhoria. Como parte de nossa transformação digital, já implementamos a maioria dessas iniciativas e agora estamos buscando novas áreas para aprimorar.

Olhando para o Futuro

A empresa está passando por um ciclo de lançamento de novos produtos, e a área financeira tem uma grande janela de oportunidades para fazer parte dessa dinâmica.

Um desafio particular que gostaria de citar são os dados. Organizar, compreender e tornar acessíveis as informações do mundo real para facilitar a tomada de decisões é um objetivo importante para nós. Dados isolados podem não produzir sentido; eles precisam ser organizados e analisados em conjunto com outras informações, considerando contexto e visão crítica para se tornarem inteligência e, depois, levarem a ação.

Com a recente inauguração do Centro de Tecnologia em São Paulo, estamos nos posicionando como líderes em inovação no setor. O espaço, que inclui a Academia AB Brasil de Panificação e Confeitaria e o Innolab, é um ambiente integrado de pesquisa e desenvolvimento. Essa iniciativa fortalece o compromisso da AB Brasil em melhorar a qualidade de seus produtos e aprimorar a experiência dos consumidores.

Sobre Ivan Furlan

Ivan Furlan, profissional com 30 anos de carreira em finanças, sendo a maior parte em empresas multinacionais de diversos setores, alimentos, tecnologia, petroquímico e auditoria, com formação em Ciências Contábeis pela PUC Campinas e MBA em Gestão de Negócios e Tecnologia pela USP e em Finanças pela FIA. Possui certificação como conselheiro fiscal pelo IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa).

Categorias