This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Inovação é chave no mercado de alimentação. E o que finanças tem a ver com isso?
23/11/2023 às 15:07
• 4 minutos de leitura
Ivan Furlan, CFO da AB Brasil, compartilha insights sobre como a inovação e as finanças estão intrinsecamente ligadas, impulsionando o crescimento e a evolução da empresa.
Por Ivan Furlan – Chief Financial Officer na AB Brasil
Inovação é uma palavra que tem sido usada com frequência no mundo dos negócios. Mas o que realmente significa inovar? E como isso se aplica ao setor financeiro? Como CFO da AB Brasil, acredito que é muito mais do que implementar uma nova tecnologia ou mudar um processo. É sobre fazer as coisas de uma maneira diferente e melhor. Isso se aplica a processos, análises e até mesmo à forma como nos relacionamos com outras áreas e pessoas.
Em um dos setores em que atuamos, a panificação, temos observado um crescimento no valor de mercado, bem como mudanças significativas no comportamento dos consumidores, impulsionadas pela pandemia e suas consequências. No mercado de consumo em geral, temos observado uma demanda simultânea por produtos aparentemente paradoxais, como aqueles que são indulgentes, mas também saudáveis. Essa demanda tem acelerado o processo de pesquisa e desenvolvimento, além de exigir que as organizações adotem modelos de aprendizagem e testes mais ágeis.
A simbiose entre inovação e finanças
Inovação e finanças mantêm uma relação simbiótica. Antes de um produto ser lançado, há um trabalho realizado em parceria com o time financeiro. Isso inclui análise de rentabilidade do produto, custeio, análise de viabilidade e tributação. Além disso, envolve discussões sobre a lógica das escolhas para a materialização da estratégia por meio de uma oferta de valor, exigindo assim grande interação com a área Comercial, com o Marketing, Vendas e Trade Marketing.
Um exemplo disso é o lançamento da nossa nova linha de coberturas para bolos. Após o alinhamento das prioridades, o setor financeiro desempenhou um papel crucial na análise de rentabilidade do produto, provisionamento de vendas e até mesmo na tomada de decisões sobre investimentos.
Os resultados dessa colaboração entre inovação e finanças foram surpreendentes. Obtivemos um crescimento constante na divisão de Food Solutions e Varejo. Em 2021, nossos lançamentos representaram 8% do total de produtos comercializados, em 2022, 7%, e a projeção para 2023 é que esse número alcance 39%.
Inovação como investimento e cultura
Inovar é muitas vezes visto como um investimento financeiro. No entanto, promover e cultivar o pensamento inovador na equipe financeira é uma parte importante da estratégia.
A mentalidade é a parte mais importante. Ao longo da jornada, é válido questionar: “Como podemos fazer isso melhor e mais rápido? Quais os riscos podemos aceitar correr?”. Às vezes, temos restrições externas que nos impedem de implementar algumas mudanças. Mas isso não pode nos trazer nenhum tipo de conformismo. A inquietude é essencial para a inovação.
Na AB Brasil, contamos com a ajuda de um parceiro externo que avaliou nossos processos financeiros e nos forneceu mais de trinta sugestões de melhorias e automatização. Após essa primeira revisão, nossa própria equipe identificou outras sessenta oportunidades de melhoria. Como parte de nossa transformação digital, já implementamos a maioria dessas iniciativas e agora estamos buscando novas áreas para aprimorar.
Olhando para o Futuro
A empresa está passando por um ciclo de lançamento de novos produtos, e a área financeira tem uma grande janela de oportunidades para fazer parte dessa dinâmica.
Um desafio particular que gostaria de citar são os dados. Organizar, compreender e tornar acessíveis as informações do mundo real para facilitar a tomada de decisões é um objetivo importante para nós. Dados isolados podem não produzir sentido; eles precisam ser organizados e analisados em conjunto com outras informações, considerando contexto e visão crítica para se tornarem inteligência e, depois, levarem a ação.
Com a recente inauguração do Centro de Tecnologia em São Paulo, estamos nos posicionando como líderes em inovação no setor. O espaço, que inclui a Academia AB Brasil de Panificação e Confeitaria e o Innolab, é um ambiente integrado de pesquisa e desenvolvimento. Essa iniciativa fortalece o compromisso da AB Brasil em melhorar a qualidade de seus produtos e aprimorar a experiência dos consumidores.
Sobre Ivan Furlan
Ivan Furlan, profissional com 30 anos de carreira em finanças, sendo a maior parte em empresas multinacionais de diversos setores, alimentos, tecnologia, petroquímico e auditoria, com formação em Ciências Contábeis pela PUC Campinas e MBA em Gestão de Negócios e Tecnologia pela USP e em Finanças pela FIA. Possui certificação como conselheiro fiscal pelo IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa).