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O processo de fermentação de uma marca
27/04/2023 às 19:18
• 5 minutos de leitura
O processo de fermentação de uma marca
Conheça algumas etapas adotadas no ramo alimentício que faz uma marca ir muito além de uma boa ideia
Toda marca começa a partir de uma boa ideia, mas criatividade não basta para solidificar um projeto em um mercado cada vez mais competitivo. Para a criação de uma marca, é necessário seguir um conjunto de etapas que envolve a definição da identidade visual e verbal, o posicionamento de mercado, a estratégia de comunicação e a construção da reputação da marca ao longo do tempo, entre outros.
No setor de alimentos, esse processo pode ser ainda mais desafiador, uma vez que as marcas concorrem em um mercado competitivo, com consumidores exigentes e em constante evolução. Conheça algumas etapas essenciais para o desenvolvimento de uma marca ou de um novo produto:
Pesquisa e análise do mercado
Mapear e identificar as tendências do mercado é fundamental para a criação de negócios de qualquer setor. E no ramo alimentício é fundamental entender as necessidades dos consumidores e estudar os concorrentes.
Seja para quem está começando ou para marcas já consolidadas, é indispensável saber o que consumidores desejam em termos de sabores, texturas, embalagens, valores nutricionais, entre outros aspectos.
A principal ferramenta para obter essas informações é a pesquisa de mercado. Por meio de uma pesquisa bem elaborada e executada, é possível definir se o produto em criação tem mercado consumidor com potencial de compra, além de determinar qual será o público alvo deste produto.
Dados de pesquisas de mercado também são úteis para definir quantidade ou volume que o mercado é capaz de absorver e a que preços os produtos poderão ser vendidos.
Posicionamento de mercado
Existem marcas de alimentos voltadas para quem busca um estilo de vida mais saudável, outras para faixas etárias específicas, como crianças e idosos, e ainda as que buscam atender o público com restrições alimentares. Com base em pesquisas, a marca em criação pode definir como vai se posicionar no mercado. Isso envolve, além da escolha do nicho, a definição da proposta de valor única que oferecerá aos consumidores.
Criação da identidade visual e verbal
É o conjunto de elementos que definem como a marca será percebida pelos consumidores. Isso inclui o nome, o logotipo, as cores, a linguagem e o tom de voz, que é a forma como uma marca se comunica com seus clientes. É o tom de voz que reflete a personalidade da marca e ajuda a criar uma conexão emocional com o público-alvo.
Desenvolvimento do produto
Depois da definição da identidade visual e do tom de voz, é hora de criar os produtos que serão comercializados pela marca. Nesta etapa, é importante considerar as preferências dos consumidores, tendências do mercado e a viabilidade financeira. Estas são informações identificadas nas pesquisas de mercado.
Na indústria de alimentos, a criação de produtos envolve o desenvolvimento de fórmulas, o que exige amplo conhecimento técnico. Além da realização de testes, é necessário verificar a viabilidade da produção desta nova fórmula para chegar à melhor composição possível, garantir que o prazo de validade do produto seja adequado para o meio de distribuição e principalmente a segurança alimentar.
Estratégia de marketing e comunicação
Uma vez que a marca e os produtos foram criados, é preciso planejar uma estratégia de marketing e comunicação para alcançar o público-alvo desejado e posicionar a nova marca no mercado. Essa estratégia deve incluir publicidade, relações públicas, marketing digital, distribuição de amostras grátis, degustações, entre outras ações.
Reputação da marca
Depois que a marca foi lançada, é hora de pensar na sua sobrevivência e crescimento no mercado. Para isso, é fundamental construir uma boa reputação. É esse valor que ajuda a marca a conquistar a confiança do público, fidelizar clientes e, consequentemente, aumentar as vendas.
Construir uma boa reputação exige tempo. Ela é formada a partir da experiência do público com a marca, das opiniões compartilhadas nas redes sociais, das avaliações de clientes, da cobertura da mídia, entre outros fatores.
No ramo alimentício, a qualidade dos produtos, o respeito à legislação e às exigências sanitárias são valores constantemente monitorados e indispensáveis para uma boa reputação. Por isso, empresas desse segmento devem oferecer produtos e serviços de qualidade, manter uma comunicação transparente com clientes e fornecedores, responder rapidamente às dúvidas e reclamações, além de agir de forma ética e responsável em todas as áreas de atuação.