Projeto Alicerce une AB Brasil e Alicerce Educação para que adultos de comunidades vulneráveis tenham acesso à educação

Projeto Alicerce oferece educação para adultos de comunidades vulneráveis

04/09/2023 às 19:38

3 minutos de leitura

Conheça o Projeto Alicerce, uma iniciativa idealizada pelo grupo AB Social em parceria com Alicerce Educação, e como ele impacta a vida de pessoas em vulnerabilidade social

Missão do Projeto Alicerce

O Projeto Alicerce foi criado com o objetivo de reduzir a desigualdade educacional no Brasil, aumentando as oportunidades de trabalho dos participantes e ajudando a elevar o nível do capital humano do país. As deficiências educacionais da população brasileira são profundas e o investimento em desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais são essenciais. Por isso, transformar, empoderar e impulsionar indivíduos em busca de seus novos amanhãs se tornou missão desta iniciativa.

Um parceiro chamado Alicerce Educação

Para que pudéssemos oferecer a adultos de comunidades vulneráveis o acesso à educação básica de qualidade e à qualificação para o mercado de trabalho, precisávamos de um parceiro a altura. Então, nos unimos à Alicerce Educação, uma empresa que tem como base conceitos inovadores e eficientes em educação, com aprendizagem centrada no(a) aluno(a), personalização do ensino e práticas de metodologia ágil. Clique aqui para conhecer mais sobre a Alicerce Educação.

Primeira turma do Projeto Alicerce

Foram seis meses de planejamento, encontros e definições, até que, em Outubro de 2022, a primeira turma do Projeto Alicerce foi iniciada, oferecendo formação gratuita para adultos com aulas de português, matemática, confeitaria e empregabilidade. Tudo contanto sempre com consultores especializados.

O curso foi gratuito, teve duração de seis meses e foi realizado três vezes por semana, das 17h às 18h30, no escritório da AB Mauri em São Paulo. Os alunos receberam também um auxílio transporte de R$120,00/mês.

“Além de reduzir a desigualdade educacional no Brasil, ensinando leitura, escrita e Matemática, a parceria Alicerce e AB Mauri viabiliza aulas de descobertas nas quais os alunos aprendem sobre o mundo do trabalho e a confeitaria por meio de monitores especializados e voluntários que tiveram interesse em compartilhar conhecimento sobre o tema”, explica Mariana Faggioni, avdogada sênior e integrante do Comitê do AB Social.

Formatura da primeira turma do Projeto Alicerce

No dia 27 de abril, a primeira turma do Projeto Alicerce se formou, em uma cerimônia muito especial na Academia AB Mauri, em São Paulo. Na ocasião, os(as) 15 formandos(as) receberam seus certificados, degustaram alguns pratos e compartilharam um pouco de história.

Uma das formandas foi Viviane Santos da Hora, que atua como cozinheira diarista. “Foi muito bom, porque eu nem esperava participar desse aprendizado do Mão na Massa. Além disso, houve muito respeito. Fiz novas amizades e as professoras eram maravilhosas! Então, foi uma experiência única”, ela disse.

A primeira edição do projeto foi um sucesso! E as inscrições para a segunda turma já estão abertas. Você pode se inscrever ou indicar para amigos e colegas que se encaixem nos requisitos. Para se inscrever, clique aqui. Mas, corra… as vagas são limitadas.

No vídeo abaixo, você confere como o Projeto Alicerce faz a diferença na vida das pessoas:

Categorias

  • Comunidades
  • Social